domingo, 14 de setembro de 2014

Primeiro as brancas, agora as tintas…


A seguir às uvas brancas é a vez das uvas tintas invadirem a Adega de Palmela. Camiões, tractores com reboque e carrinhas fazem longas filas junto ao portão e também no interior do pátio da Adega onde, após um sofisticado processo de controlo de qualidade, despejam finalmente as suas preciosas cargas. Toneladas de uvas que darão origem a uma nova geração de vinhos emblemáticos como o Vale dos Barris Syrah, Vale dos Barris Castelão ou Palmela Tinto, só para dar alguns exemplos, bem como, quem sabe, a novos rótulos…

Camionetas, tractores e carrinhas carregam toneladas de uvas
Acidez e graduação são analisadas



















Nas vinhas o trabalho não pára. Homens e mulheres, com pequenos canivetes, cortam os cachos das uvas das parreiras com todo o cuidado para não danificar a planta. Os cachos são depois depositados em baldes que, posteriormente, são despejados nas caixas de transporte. Tudo é feito a grande velocidade, por forma às uvas chegarem nas melhores condições à Adega. A vindima é feita durante o período da manhã para evitar o calor da tarde, ainda que este mês de Setembro, ao contrário do que é hábito, não esteja muito quente. O ano mais húmido aumentou a produção.

A vindima tem de ser feita com cuidado para não danificar as uvas



















Ao chegarem à Adega é analisada a acidez e graduação das uvas, bem como outros elementos determinantes a perceber a qualidade do produto. A seguir as uvas são despejadas dos atrelados, onde foram transportadas desde as vinhas espalhadas por Palmela, para uma máquina que faz o Desengace e Esmagamento… O Desengace é o processo de eliminação das partes lenhosas dos cachos das uvas, fundamentalmente da rama que une os frutos.






Segue-se a Prensagem das uvas de forma a obter o mosto. Ao serem prensadas as uvas libertam o suco e as peles são eliminadas. É um processo delicado, uma vez que uma prensagem demasiado forte poderia libertar a acidez das grainhas e da pele das uvas no suco resultante. Um produto que se quer o mais puro possível, pois essência de qualquer vinho de qualidade.


Todas as cargas são despejadas e tratadas na Adega













A seguir é a Decantação, o que significa que durante alguns dias, tal como acontece com as uvas brancas, o suco é mantido em depósitos de inox de maneira a que qualquer resíduo, ou borra, ainda em suspensão, vá descendo até ao fundo. Só o mosto é fermentado.



A elevada qualidade das uvas é bem visível nesta imagem


A separação do suco dos resíduos é feita através de um processo que tem o nome de Transfega, e que consiste na passagem do sumo da uva para uma cuba limpa. Todos os resíduos, ou borras, ficaram acumulados no fundo do anterior depósito, e, assim, a pureza do produto é cada vez maior.

Antes do engarrafamento há ainda a Clarificação. Um processo de filtragem que elimina as mais minúsculas impurezas que resistiram às acções anteriores, tornando o vinho límpido, tal como o conhecemos quando sai da garrafa para o copo nas nossas casas.



Sem comentários:

Enviar um comentário