quinta-feira, 29 de maio de 2014

Palmela Branco enaltece caldeirada à moda dos pescadores


Tal como era esperado, a caldeirada de celebração do Dia do Pescador, organizada esta quinta-feira, dia 29 de Maio, pelo jornal O Setubalense, no espaço do Baluarte do Cais, em Setúbal, foi uma verdadeira festa de sabores ao combinar um prato típico da região, feito à moda dos pescadores, como manda a tradição, com os excelentes vinhos da Adega de Palmela.


O Palmela Branco foi usado para dar mais sabor à caldeirada

Coube aos irmãos, António e José Cesteiro, com muita experiência na cozinha, preparar e cozinhar a caldeirada perante uma plateia entusiasmada. Um momento muito interessante e que foi acompanhado pelos comentários do jornalista Amilcar Malhó, entendido na arte da gastronomia, que, não deixou de comentar o vinho escolhido para acompanhar o prato de peixe, o Palmela Branco, da Adega Cooperativa de Palmela.


Ingredientes frescos são o segredo deste prato
Preparação feita ao vivo












"Ainda que um vinho tinto novo também fizesse sentido, um branco, como este Palmela, combina muito bem com a caldeirada", disse Amilcar Malhó. Afirmação que se percebeu, ao longo da intervenção, ter a ver com o facto do vinho em causa contribuir para exaltar todos os sabores da refeição e não para os eliminar.


Amilcar Malhó falou da caldeirada e da história deste prato
Troca de impressões sobre a arte de fazer um bom prato

Além do Adega de Palmela Branco, premiado este mês com uma Medalha de Ouro, no Concours Mondial de Bruxelles, que acompanhou a caldeirada, os convidados tiveram também a oportunidade de saborear o nossos Vale dos Barris Castelão, Moscatel de Setúbal e Espumante Moscatel. Todos os produtos servidos foram da região.


José Carlos Caleiro à mesa com os restantes convidados

Uma iguaria delicada que agradou a todos os presentes

"Um evento muito interessante. É curioso ver o prato ser feito ao vivo, bem como perceber a história que está associada, as coisas ganham outro sabor", disse ao nosso blog o Presidente da Adega, José Carlos Caleiro, pouco depois de um brinde como Espumante Moscatel a um dia tão especial.




Sem comentários:

Enviar um comentário