segunda-feira, 28 de abril de 2014

Está em curso nas vinhas a batalha contra o míldio e o oídio


Seja qual for a altura do ano, o trabalho nas vinhas não pára. Agora, e até Junho, é tempo de prevenir e combater as infecções de que as cepas podem ser alvo por parte de perigosos endoparasitas, vulgarmente conhecidos como fungos, de que são exemplos o míldio e o oídio. Condições de tempo quente, intervalado por humidade ou chuva, como tem acontecido este ano, aumentam o risco de infecções, e, consequentemente, a necessidade de acções preventivas mais intensas.

Uma ventoinha ajuda a espalhar
os produtos fitossanitários 

A pulverização é feita de forma a abranger todas as plantas




















O aparecimento de pequenas manchas nas folhas é um dos sinais mais comuns de que a videira está a ser atacada, o que não é hábito acontecer nas vinhas que integram os cerca de mil hectares dos cooperantes da Adega de Palmela, uma vez aqui a prevenção ser palavra de ordem. Além da aplicação de produtos fitossanitários adequados à protecção das plantas, é necessário tratar a vinha com todo o cuidado e grande dedicação.


O combate ao míldio e oídio é fundamental para garantir uma boa produção

A eliminação dos ramos ladrões, ou seja, daqueles que prejudicam o crescimento harmonioso das cepas e retiram força à vinha, é fundamental à saúde das plantas. É preciso também garantir uma boa drenagem dos terrenos, a fim de evitar poças ou águas estagnadas, uma vez esses espaços húmidos facilitarem a proliferação dos fungos e de outros perigos semelhantes.


O tractor percorre todas as linhas que compõem a vinha
A saúde vê-se no verde das folhas




















Pulverizar as plantas na altura certa com os produtos fitossanitários adequados é fundamental a garantir a saúde das plantas e, claro está, uma boa produção futura. Quer a preparação dos referidos produtos, quer a sua aplicação, devem ser feitas de forma cuidadosa e sempre tendo em conta elevadas preocupações de segurança. É obrigatório ler os rótulos com o máximo de atenção, bem como o uso de fatos adequados e de máscaras, a fim de evitar erros e inalação de químicos perigosos.


O Castelo de Palmela é imagem de marca desta região vinícola 

Um tractor, munido com uma poderosa ventoinha, é a ferramenta ideal para espalhar o composto pelas vinhas, uma vez ser exageradamente demorado e cansativo o uso de pequenos expressores transportáveis às costas em terrenos com uma extensão de muitos hectares. 



Sem comentários:

Enviar um comentário