quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Vinha ganha forma a cada dia que passa

A vinha da casta Alicante Bouschet, cuja plantação acompanhámos no nosso blog em meados de Junho, continua a crescer vigorosa, mostrando uma forte resistência ao calor que se tem feito sentir na região de Palmela nas últimas semanas.

Uma resistência conseguida não só pela força das cepas enxertadas em casta bravia, técnica que garante uma resposta adequada aos factores ambienteis e às pragas, como também pelo cuidado processo de rega gota-a-gota aplicado no terreno em questão, isto, claro está, entre muitos outros factores que possibilitam às plantas dispor da energia de que precisam para um desenvolvimento correcto.

Vigas de chapa galvanizada ajudam a manter arames esticados

“Estamos neste momento a trabalhar na arrumação da vinha”, explicou o presidente da Adega Cooperativa de Palmela, José Carlos Caleiro, que acompanha a evolução destes três hectares de terreno agrícola desde o primeiro momento.

“Foram colocadas nas pontas das fieiras postes em madeira de onde partem os arames a que as plantas se agarrarão em breve, garantindo que a vinha crescerá ordenada”, sublinhou o engenheiro, para continuar: “Ao longo das fieiras foram, entretanto, dispostas vigas em chapa galvanizada com o objectivo de manter os arames bem esticados”.

Arames partem dos postes de madeira para toda a vinha

Crescimento das cepas é bem visível


Uma vez que do bom funcionamento do sistema rega depende a boa saúde da vinha foi construída uma casinha onde a bomba se encontra protegida de poeiras e outros elementos que poderiam afectar a parte mecânica.

Sistema de rega encontra-se protegido numa casa à medida

Rega é controlada minuciosamente por computador 

“A distribuição da água é acompanhada com adubagem e tratamentos fitossanitários. Todo o sistema de rega é controlado por computador, pois essa é a melhor maneira de garantir que não há falhas”, concluiu José Caleiro.


Sem comentários:

Enviar um comentário