segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Tarde de festa e reencontro na Adega

As caves da Adega Cooperativa de Palmela foram palco a 10 de Agosto último de um alegre almoço convívio que reuniu os elementos da comitiva portuguesa, formada por produtores agrícolas da Península de Setúbal e representantes de prestigiadas organizações de solidariedade social, que, em Novembro de 2011, visitou Bruxelas, onde foi recebida por representantes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu.


As caves foram o cenário do almoço
Se é verdade que o objectivo fundamental dessa visita foi dar a conhecer aos representantes europeus os desafios enfrentados por quem está no terreno nos sectores em causa, não menos verdade é que da viagem a Bruxelas nasceram amizades sólidas e um elevado sentido de grupo. “Bem vindos à nossa Adega, é bom recebê-los e às vossas famílias”, afirmou José Carlos Caleiro, Presidente da Adega de Palmela, no início do almoço.

Os mexilhões de cebolada, acompanhados pelo Vale dos Barris Branco Moscatel 2012, recentemente reconhecido como o melhor vinho da Península de Setúbal, foram duas das estrelas da tarde. “Em Bruxelas os mexilhões são um petisco muito apreciado, as moules frites, pelo que nos pareceu fazer sentido celebrar o nosso reencontro com mexilhões”, embora desta vez à moda da Adega, sublinhou José Carlos Caleiro.



A tarde foi de conversa animada e de reencontros


Ao longo da tarde foram também servidos o Palmela Tinto e, claro está, o imprescindível Moscatel de Setúbal 2011. O tinto para acompanhar os pratos de carne que sucederam aos mexilhões e o Moscatel logo à chegada, como aperitivo. Coube ao Enólogo da casa, Luís Silva, apresentar os vinhos referidos.

Luís Silva apresentou os vinhos que acompanharam os pratos


O dia terminou com um espectacular cruzeiro enoturístico no estuário do Sado, no âmbito do programa Wine Sunset Party, onde marcaram presença todos os participantes no almoço que assim o desejaram.

Os vinhos da Adega foram servidos durante todo o cruzeiro

Estiveram presentes no evento a Engª Paula Guerra, Chefe da Divisão do Ambiente e do  Ordenamento do Território, da  Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT); o Sr. António Figueiredo, na altura da visita Presidente da União das IPSS do Distrito de Setúbal; o Eng.º Carlos Briz, da Direcção da ARCOLSA; o Dr. Eugénio da Fonseca, Presidente da Caritas Diocesana; o Dr. Hernani Banha, técnico do Banco Alimentar do Distrito de Setúbal; a Dra. Isabel Ferreira, Directora Comercial da Primohorta; o Eng. José Carlos, Presidente da ACP e da Rota; Manuel Meireles, Delegado Regional da Península de Setúbal, da  DRAPLVT; o Eng. Marcos Barata, Director de Serviços de Agricultura, Pescas e do Desenvolvimento Rural, da DRAPLVT; a Dra. Maria Helena Oliveira, da Direcção da Cooperativa Agrícola de Pegões; a Dra. Madalena Cid, Coordenadora dos serviços jurídicos da DRAPLVT; o Eng. Nuno Russo, Assessor do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural e ex-Diretor da DRAPLVT; o Sr. Vitor Araújo, Vice-presidente da Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e de Flores Naturais; o Dr. Paulo Corado, Director Regional Adjunto da DRAPLVT; e o Dr. Raul Tavares, Director do Jornal “SemMais”.

Sem comentários:

Enviar um comentário