terça-feira, 9 de julho de 2013

Vinha ganha força sob o Sol de Palmela


Ainda não passou um mês desde que acompanhámos a plantação das cepas de Alicante Bouschet num terreno com cerca de três hectares, na região de Palmela, e já são visíveis centenas de plantas a espreitar dos tubos protectores.

As jovens cepas já espreitam dos tubos protectores
As plantas começam a encher o terreno de três hectares




As cepas crescem viçosas apesar do intenso calor que se tem feito sentir, muitas vezes bem acima dos 40 graus, isto porque as vinhas são resistentes às temperaturas do Verão e não exigem grandes quantidades de água no processo de rega. 

Recordemos que as plantas bebés se encontram protegidas por tubos de plástico desde a altura em que foram plantadas por forma a estarem protegidas da acção dos elementos naturais, em particular do vento.

A vinha exige um trabalho cuidado
                                                           
“Importa garantir às jovens plantas tudo o que precisam para crescer e ganhar força nos primeiros tempos” sublinhou o presidente da Adega Cooperativa de Palmela, José Carlos Caleiro. 


Estão entretanto a ser colocadas vigas no terreno, às quais serão ligados os arames que suportarão o crescimento da vinha, bem como reforçado o sistema de rega gota-a-gota. Todos estes elementos visam garantir que as cepas têm as condições ideais para evoluir de forma rápida e saudável.


São já visíveis as bases dos arames que suportarão a vinha
A rega gota-a-gota é a mais eficaz



Não faltará muito até que este ambiente de terra lavrada e tubos de plástico dê lugar a uma vinha verdejante e cheia de força, mas isso ficará para um outro capítulo da nossa reportagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário